GABARITO

 

1. b) convergem para uma ideia de Estado como protagonista do desenvolvimento econômico brasileiro.   

2. e) apesar de posicionar-se contra a prisão em segunda instância, negou o pedido de habeas corpus ao ex-presidente.    

3. c) estimular empresas públicas para promover o desenvolvimento nacional.   

4. b) A privatização da Vale do Rio Doce, no governo de Fernando Henrique Cardoso, e teve como principal objetivo atrair o capital produtivo internacional.   

5. d) Nas eleições de 1989, Fernando Collor de Melo contou com um amplo apoio da mídia, o que contribuiu para a sua vitória. Em 1992, após grande pressão popular, a Câmara dos Deputados votou pelo afastamento do presidente depois da investigação da CPI que, diferentemente do contexto político atual, confirmou a sua participação direta em um esquema de corrupção.   

6. a) a luta contra o aumento das passagens de ônibus urbanos em 2013 e contra o fechamento de escolas em São Paulo em 2015.   

7. d) o governo de Dilma Rousseff sofreu uma forte crise de contestação às suas ações, como contra a corrupção em diversos setores e esferas no país, no período que antecedeu a Copa das Confederações em 2013.

8. Soma: 1 + 8 + 16 = 25

9. c) pela CEPAL (Comissão Econômica para América Latina). 

10. e) no governo Lula, um dos principais aspectos da política social é o programa Fome Zero, que caracteriza muito claramente a preocupação do governo com as camadas mais humildes do país 

11. c) II e III 

12. Soma: 1 + 2 + 4 = 7

13. d) o lançamento de programas sociais e econômicos e a saída de ministros do governo. 

14. a) 'tsunami monetário' 

15. b) evitar o possível desabastecimento do produto 

16. a) o acordo global para combater a mudança climática.

17. b) Na audiência com o Presidente da República, os representantes do movimento dos trabalhadores sem-terra entregaram-lhe um documento que continha, entre outras reivindicações, a necessidade do governo aumentar significativamente o número de famílias assentadas até o fim de seu mandato, além de liberar crédito especial para os trabalhadores assentados. 





Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: