1.
c) Quanto
mais os países se desenvolvem, maior é a priorização, pelos indivíduos, de
valores pós-materialistas.
2.
a) A juventude é
uma simbolização sobre um estágio natural de desenvolvimento orgânico e, a
partir daí, pode ser definida por aspectos culturais e sociais.
3.
a) dissociação dos
seres humanos de algum aspecto essencial de sua natureza; interações coletivas
construídas sobre heranças espaciais e temporalidades vividas.
4.
d) tensão entre
identidade coletiva e normatizações das nações limítrofes.
5.
b) As estátuas e os
monumentos medeiam formas de lembrar o passado e de compreender o presente, e
seus significados são sempre suscetíveis a disputas políticas e sociais.
6.
e) identidade dos
grupos sociais.
7.
e) criação de uma
estética de resistência.
8.
a) construção da
identidade nacional.
9.
d) não se pode
falar em juventude, mas em juventudes, devido à diversidade e pluralidade de
situações que definem o lugar e a pertença dos jovens na sociedade.
10. a)
valorização de traços culturais.
11. d)
multifacetado.
12. c)
normas sociomorais de civilidade.
13. b)
fragilização das redes de sociabilidade.
14. a)
tribalismo das culturas juvenis.
15. d)
utilizam os conceitos de fanatismo e de identidade coletiva para
questionar o irracionalismo.
16. a) Somente a afirmativa III está correta.
17. a) a prática identitária autorreferente.
18. e) A sociedade é formada por redes de funções que
as pessoas desempenham umas em relação às outras por meio de sucessivos
elos.
19. c) Entre os jovens de hoje, as identidades têm se
constituído, predominantemente, a partir de elementos reconhecidos como
culturais.
20. b) sua identidade étnica como remanescente de
quilombo é resultado de processos de resistência em relação aos grupos sociais
hegemônicos.
21. c) apenas I e III estão corretas.
22. c) indica o reconhecimento à diversidade cultural,
além das necessidades de afirmação e de identidade, seja étnica, seja cultural,
seja religiosa.
23. a) O aumento da longevidade indica que a
expectativa de vida aumentou e que é preciso pensar nos idosos como sujeitos
que ocupam novas identidades sociais, que os distanciam das convencionais
representações criadas para os “velhos”.
24. b) as identidades são construídas nas relações
sociais, são situacionais, relacionais e constroem-se na relação entre o “nós”
e os “outros”, cria um nós coletivo.
25. b) Os padrões do que se considera saudável e belo
são exemplos de fato social e, portanto, são suscetíveis de exercer coerção
sobre o indivíduo.
26. a) Somente as afirmativas I e II são
corretas.
27. c) interiorizam padrões de comportamento e papéis
sociais com menor visão crítica.
28. e) As identidades nacionais são construídas
socialmente, com base nas relações de força desenvolvidas entre os grupos, com
a tendência comum de eleger, como universais, as características dos
dominantes.
29. d) mostra que o discurso sobre “povo brasileiro” é
ideológico, falso, abole as divisões e desigualdades sociais.
30. d) “É assim numa cultura consumista como a nossa,
que favorece o produto para o uso imediato, o prazer passageiro, a satisfação
instantânea, resultados que não exijam esforços prolongados, receitas testadas,
garantias de seguro total e devolução do dinheiro. A promessa de aprender a
arte de amar é a oferta (falsa, enganosa, mas que se deseja ardentemente que
seja verdadeira) de construir a ’experiência amorosa’ à semelhança de outras
mercadorias, que fascinam e seduzem exibindo todas essas características e
prometem desejo sem ansiedade, esforço sem suor e resultados sem esforço.
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