1.        c) absolutista, a primeira, e liberal, a segunda.   

2.        a) atribuição de um poder absoluto ao soberano.   

3.   a) Nesse trecho, Hobbes lança o argumento que irá dar o fundamento jurídico para a constituição do Estado.   

4.        b) Realização das disposições naturais do homem e artifício necessário para frear a natureza humana.   

5.    d) Hobbes defendia que a rivalidade de cada um com cada um era a condição natural da humanidade. Uma nova arte política baseada na renúncia de direito natural e no medo de punição foi a solução.   

6.        c) Apenas II e IV.   

7.  a) seguiu a tradição contratualista de Locke e Hobbes, contudo sua ideia de pacto fundamentou-se na noção de vontade geral, ponto de partida para a cidadania, construída com base nas vontades particulares.   

8.        c) estado de natureza.   

9.        a) entravam em conflito.   

10.   d) Monarquia Absolutista.   

11.   e) política de Hobbes, que conceitua a competição e a desconfiança como condições básicas da natureza humana.   

12.   b) I e III   

13.   a) “construída por aquelas regras que o Estado lhe impõe, oralmente ou por escrito, ou por outro sinal suficiente de sua vontade, para usar como critério de distinção entre o bem e o mal”.   

14.   b) A condição natural do homem é de guerra de todos contra todos. Resolver tal condição é possível apenas com um poder estatal pleno.    

15.   b) “É na soberania que está a fonte da honra”.   

16.   a) Segundo Hobbes, o estado de natureza se confunde com o estado de guerra, pois ambos são uma condição original da existência humana.   

17.   c) estes estão constantemente envolvidos numa competição pela honra e pela dignidade e se julgam uns mais sábios que outros para exercer o poder público, reformam e inovam, o que muitas vezes leva o país à desordem e à guerra civil.   

18.    c) “reside em um homem ou em uma assembleia de mais de um”.   

19.   d) As noções de justiça e de injustiça, como as de bem e de mal, têm lugar a partir do momento em que os homens vivem sob um poder soberano capaz de evitar uma condição de guerra generalizada de todos.   

20.   d) Apenas II e IV estão corretas.   



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