1.
e) Para Theodor Adorno e Max Horkheimer, integrantes
da Escola de Frankfurt, a indústria cultural era prejudicial tanto para a
cultura erudita quanto para a popular, pois retirava o rigor da primeira e a
espontaneidade da segunda, sem falar na proliferação da alienação cultural ou
da perda dos referenciais históricos e sociais de ambas as formas de cultura.
2.
b) é um setor da produção capitalista que
visa ao lucro e também ao controle das massas.
3.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
4.
e) A vinculação entre razão e instrumento revela a
tendência, não apenas individual, mas estruturada socialmente, de submeter a
natureza à exploração, culminando na sujeição do humano à razão instrumental.
5.
b) O pensamento
iluminista busca superar a sacralização da realidade e coloca o homem como
centro da reflexão, de modo que a razão humana passa a ser parâmetro do conhecimento.
6.
c) padronização das
técnicas de composição.
7.
e) O esclarecimento
se caracteriza por uma explicação baseada no cálculo, do que resulta uma
compreensão da natureza como algo a ser conhecido e dominado.
8.
e) ilusão da
contemporaneidade.
9.
a) A imagem de
Chaplin está de acordo com a crítica de Horkheimer: ao invés de o progresso e da
técnica servirem ao homem, este se torna cada vez mais escravo dos mecanismos
criados para tornar a sua vida melhor e mais livre.
10. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
11. b) Adorno e Horkheimer concordavam que o progresso
científico não consegue superar o mito, mas se torna um tipo de concepção
mítica incapaz de discriminar o que é certo do que é errado moralmente.
12. e) O esclarecimento concebe o abandono gradual dos
pressupostos metafísicos e a operacionalização do conhecimento por meio da
calculabilidade e da utilidade, redundando num modelo próprio de razão
instrumental.
13. b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
14. e) Contrariando a tese do projeto iluminista que opõe
mito e iluminismo, os autores entendem que há uma dialética entre essas duas dimensões
que resulta no domínio perpetrado pela razão instrumental.
15. c) A indústria cultural planeja seus produtos determinando
o que os consumidores desejam de acordo com critérios mercadológicos. Para atingir
seus objetivos comerciais, ela cria o desejo, mas, ao mesmo tempo, o indivíduo
é privado do acesso ao prazer e à satisfação prometidos.
16. c) é necessária uma crítica severa aos conteúdos
divulgados pelos meios de comunicação, visando à libertação dos seres humanos
da influência da indústria cultural.
17. d) um processo de alienação do homem, que leva o
indivíduo a perder ou a não formar uma imagem de si e da sociedade em que vive.
18. e) Em obras como a Dialética do esclarecimento, os
autores questionam a compreensão da noção de progresso consolidada ao longo da
trajetória da razão por ela estar vinculada a um modelo de racionalidade de
cunho instrumental.
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