1.
b) posição
dialética, que concebe os processos sociais como contraditórios.
2.
01 + 02 + 08 = 11.
01) Para Thomas Kuhn, um
bom exemplo de revolução científica é a mudança na explicação do sistema solar
de geocêntrico, atribuída a Ptolomeu, para o heliocêntrico, atribuída a
Copérnico.
02) A descontinuidade na ciência
é a sucessão histórica de teorias científicas que possuem princípios,
conceitos, métodos e conhecimentos completamente diferentes. Por exemplo, a
geometria euclidiana é diferente da geometria contemporânea.
08) Karl Popper se opõe à
noção de descontinuidade nasciências afirmando que a “falseabilidade” de uma
teoria científica (a possibilidade de ser falsa), com o surgimento de fatos
novos, é um critério que garante o progresso de uma ciência.
3.
a) para Hannah
Arendt, o entusiasmo extraordinário pelo que é novo se apresenta como um dos
pontos centrais da crise na educação, uma vez que não é ensinado às crianças a
ideia de que o mundo, a história e a tradição são anteriores a elas e que é
pela compreensão desses elementos que estas podem vir a tornar-se cidadãs bem
preparadas.
4.
a) Para
Hannah Arendt, é preciso um mínimo de conservadorismo para se garantir a
produção de uma educação capaz de formar bem as crianças, pois todo ensino
baseia-se em apelo a uma tradição que deve servir como base para o aparecimento
do novo e do revolucionário.
5.
b) Friedrich
Nietzsche, ao buscar a explicação para o erro da confusão entre a causa e o
efeito.
6.
a) O filósofo
lembra que a filosofia tem um potencial crítico que pode desagradar a
políticos, poderosos e ao senso comum, tal como ocorreu na Grécia em relação a
Sócrates.
7.
d) apenas II e III.
8.
d) “essas virtudes
formam a principal parte da moral”.
9.
c) denunciar o erro
que tanto a moral quanto a religião cometem ao confundir “causa com efeito, ou
a verdade com o efeito do que se considera como verdade”.
10.
d) são qualidades
inatas passíveis de estímulo social.
11.
a) apenas I.
12.
a) I e II.
13.
b) Os críticos do
recreio dirigido apontam riscos de heteronímia, implícitos nessa prática
pedagógica.
14.
e) Há uma função
pedagógica da arte que é traduzida pela ideia de que ela leva a conhecer o que
escapa ao discurso da ciência e de outras linguagens discursivas.
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