1.         e) mestiçagem, que viabilizou a formação de cafuzos e de mamelucos e consolidou hábitos e costumes de um modo de vida.   

2.         a) Racismo estrutural.   

3.         d) remetem à transmissão de saberes e aos bens culturais dos povos indígenas.   

4.         c) identifica a ocorrência em paralelo de ações afirmativas das mulheres e dos negros e a falta de conexão entre esses dois campos de reivindicação de direitos.   

5.         e) patrimônio cultural e afetivo.   

6.         d) racismo estrutural.    

7.         e) ações afirmativas se baseiam em um pressuposto que leva em conta as condições desiguais de determinados grupos sociais para acesso às oportunidades sociais.   

8.         a) O autor demonstra que uma das particularidades do caso brasileiro é a vigência da ideia de que somos uma democracia racial, o que não é senão um mito que assegura a manutenção da desigualdade entre brancas e brancos por um lado e negras e negros de outro.   

9.         c) a dominação patriarcal e branca na história brasileira explica a força ideológica de mitos como o da democracia racial, que se difunde irrefletidamente.   

10.     a) injustiças sociais, em que determinados grupos sofrem desproporcionalmente as crises sanitárias, ambientais e econômicas.   

11.     a) Apesar da Lei Afonso Arinos de 1951, o racismo que existia há muitos anos no mercado de trabalho brasileiro permaneceu por meio de estratégias camufladas.   

12.     d) tensão entre identidade coletiva e normatizações das nações limítrofes.    

13.     c) reconhecimento dos direitos civis    

14.     a) pressupor uma miscigenação harmoniosa entre os diferentes grupos étnicos constitutivos da nação brasileira.    

15.     a) processo histórico e estrutura social    

16.     e) registrar as trajetórias de sujeitos distantes das práticas de escrita.   

17.     a) ambiguidade do trabalho doméstico exercido pela ama de leite, desenvolvendo uma relação de proximidade e subordinação em relação aos senhores.   

18.     d) relativizam os registros oficiais.   

19.     c) espaço e sobrevivência cultural.    

20.     b) função do Direito na organização da sociedade.   

21.     c) Raça é compreendida como a construção social estabelecida nas tensas relações entre brancos e negros, muitas vezes simuladas como harmoniosas; e etnia se refere a grupos que estão juntos devido a sua cultura e seus interesses historicamente comuns.   

22.     b) à noção do escravo como mercadoria e ao fato de que os africanos eram extraídos de sua comunidade de origem.    

23.     b) expressão de sentidos construídos coletivamente.   

24.     c) a disparidade da composição étnica entre réus e juízes é um fator de crítica à atuação do Judiciário.   

25.     a) defender os aspectos positivos da mistura racial.   

26.     c) adoção de ações afirmativas.    

27.     c) incorporar a religiosidade dominante e seus sacramentos como estratégia de aceitação social.    

28.     a) valorização de traços culturais.   

29.     c) interesse de um grupo de negros na afirmativa social para se livrar do preconceito.   

30.     c) identificação de uma concepção, partilhada por uma população, da existência de uma trajetória histórica comum que funda uma identidade. 

31.     02 + 04 + 16 = 22.

32.     a) V-V-V 

33.     b) as situações de violência descritas no texto expressam a persistência de preconceitos contra homossexuais e negros na sociedade brasileira. 

34.     b) Os estudos centrados na noção de raça classificam a humanidade por meio da seleção natural e da organização genética. 

35.     b) Somente a afirmativa III está correta. 

36.     d) a autora quer dizer que devemos hoje operar cada vez mais com categorias tais como a especificidade da raça negra, da raça branca, da raça amarela e outras mais. 

37.     c) apesar das desigualdades sociais imensas que sofreram e sofrem, marginalizando-os, eles continuam presentes marcando, atualmente, muito melhor suas identidades e pertencimentos culturais específicos, abrindo e conquistando espaços políticos dentro da sociedade brasileira. 

38.     a) todas as afirmações são verdadeiras. 

39.     b) A música faz referência a um processo de exclusão seletiva que atinge de forma mais gravosa a população negra. 



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