1.        d) Os portugueses não encontraram jazidas de ouro como ocorrera em outras regiões da América do Sul, especialmente em áreas exploradas pelos espanhóis.   

2.        d) atardou-se devido aos lucros auferidos com o comércio oriental.    

3.        d) a necessidade de tomar posse e defender suas terras para evitar a vinda de exploradores sem o conhecimento da coroa portuguesa.   

4.        c) Correspondência de viajantes e documentação das riquezas naturais.    

5.        d) havia desinteresse na colonização imediata do território, tendo em vista que os principais recursos humanos e materiais portugueses estavam voltados para a exploração do rendoso comércio com as Índias.   

6.        a) Uma narrativa que projeta sobre as populações nativas uma visão de mundo cristão, como se o Brasil fosse uma espécie de paraíso edênico.   

7.        a) os missionários analisavam o sistema cultural indígena, seus costumes, seu cotidiano, etc., segundo a moralidade cristã.   

8.        d) antiguidade da presença humana no país, anterior à chegada dos portugueses.  

9.        d) baseou-se na extração do pau-brasil através do escambo com os nativos.  

10.    e) relativo descaso português pelo Brasil, nos primeiros trinta anos de História, explica-se pela aparente inexistência de artigos (ou produtos) que atendiam aos interesses daqueles que patrocinavam as expedições. 

11.    d) busca da racionalidade e do espírito científico. 

12.    b) indígenas extraindo troncos de pau-brasil que, depois, eram empilhados nas feitorias. Chegando os portugueses, os nativos eram recompensados através de um escambo com produtos europeus. 

13.    b) à fé religiosa, à ordenação jurídica e à hierarquia política. 

14.    b) postura etnocêntrica do europeu diante das características físicas e práticas culturais do indígena. 

15.    a) os homens derrubavam a floresta, caçavam e pescavam, e as mulheres trabalhavam no plantio. 

16.    e) a diferença entre os termos que nomeavam as terras, sugerindo uma diferença entre a visão do índio e a do português. 

17.    a) do destino dado ao produto do trabalho nos seus sistemas culturais. 

18.    b) guiado pelo interesse dos descobridores em explorar a nova terra, principalmente por meio da extração de riquezas, interesse que se colocava acima da compreensão da cultura dos indígenas, que seria quase dizimada junto com essa população. 

19.    b) a ritualização da guerra entre as tribos e o caráter semissedentário de sua organização social. 

20.    e) do encontro, que identifica a colonização portuguesa como pacífica em função das relações de troca estabelecidas nos primeiros contatos entre portugueses e nativos.



Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: