1. (Ufrgs 2023) A figura abaixo apresenta uma anamorfose geográfica.


A anamorfose geográfica ou cartográfica é um tipo de representação do espaço geográfico que distorce as áreas do mapa, conforme o valor do fenômeno quantitativo representado, revelando as desigualdades entre as áreas.

Qual o fenômeno ou tema que a anamorfose acima apresentada retrata? 

a) População absoluta.   

b) Gastos militares.   

c) Renda per capita.   

d) Biodiversidade.   

e) Mortes por tsunamis.   

2. (Uel 2023) Leia o texto a seguir.

Uma das formas mais conhecidas de representação do mapa-múndi é a baseada na Projeção de Mercator, criada em 1559 pelo geógrafo Gerhard Mercator. Seu trabalho foi revolucionário, já que seu modelo é considerado a primeira representação do mundo com todos os continentes após a expansão marítima europeia. A figura a seguir, feita por um usuário do Reddit (agregador social de notícias ou social bookmarks), compara as medidas da Projeção de Mercator com as extensões verdadeiras de cada país. Por exemplo: a Groenlândia, região autônoma da Dinamarca, aparenta ter duas vezes o tamanho do Brasil, o que está longe de ser verdade: a ilha possui uma área de 2.1 milhões de km2, enquanto o nosso país tem 8.5 milhões de km2.


Com base no exposto, considere as afirmativas a seguir.

I. Na figura, a razão entre a área real de cada país e sua área aparente, na representação da Projeção de Mercator, é constante.

II. Trata-se de uma projeção cilíndrica com o eixo do cilindro coincidente com o eixo equatorial. Assim, o valor do ângulo é mantido para estabelecer uma melhor precisão no cálculo de localização e distâncias.

III. A projeção de Mercator foi utilizada como instrumento político-ideológico para impor a visão eurocêntrica, transmitindo a ideia de superioridade da Europa em relação às outras partes do mundo.

IV. Na Projeção de Mercator, a Groenlândia aparenta ter duas vezes o tamanho do nosso país, enquanto a real área do Brasil é, pelo menos, 300% maior que a da Groenlândia.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

3. (Unesp 2023) O MapBiomas é uma rede colaborativa de mapeamento, com dados de uso da terra, aberta ao público, e baseada nas

 tecnologias da Google Cloud e Google Earth Engine. Essa rede adota uma metodologia de trabalho diferenciada por bioma, baseada em técnicas de machine learning, o que permite sua automatização. O projeto produz e disponibiliza mapas de cobertura e uso da terra, incorporando camadas de informação relacionadas a cortes territoriais, tais como Unidades de Conservação (UCs), terras indígenas, assentamentos, bacias hidrográficas, entre outros. Também são disponibilizados alertas de desmatamento a partir de dados fornecidos pelos órgãos competentes.

(www.to.gov.br. Adaptado.)

A rede colaborativa citada reflete o emprego

a) do sistema de informações geográficas, que permite equilibrar as ações motivadoras da relação sociedade-natureza.   

b) da realidade aumentada, que explora uma rede de satélites para monitorar hotspots de interesse estratégico.   

c) do sistema de posicionamento global, que oferece dados dinâmicos sobre as transformações da cobertura vegetal.   

d) da cartografia digital, que amplia as possibilidades de produção e de uso das informações geográficas.   

e) do sensoriamento remoto, que propõe planos de manejo adaptados às realidades de cada porção territorial.   

4. (Upf 2023) Para que cada ponto da superfície da Terra pudesse ser localizado no mapa, foi criado um sistema de linhas imaginárias chamado Sistema de Coordenadas Geográficas. A coordenada geográfica de um determinado ponto da superfície da Terra é obtida pela interseção de um meridiano e um paralelo.

(Fonte: https://atlasescolar.ibge.gov.br. Acesso em 02 set. 2022).

De acordo com o texto acima, estabeleça a relação entre os termos e os conceitos utilizados pela cartografia.

(A) Paralelos    

(B) Meridianos

(C) Latitude

(D) Longitude

 

(aa) Linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro.

(aa) Distância, em graus, da linha do Equador até o paralelo de um determinado lugar. Seus valores variam de 0° na Linha do Equador e 90° nos polos, devendo ser indicada também a posição: no hemisfério sul (S) ou no hemisfério norte (N).

(aa) Linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste.

(aa) Distância, em graus, entre o meridiano de origem e o meridiano local. Por convenção, adotou-se como origem o Meridiano de Greenwich (que passa pelo observatório de Greenwich na Inglaterra).

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) B – C – A – D.   

b) B – A – C – D.   

c) C – D – A – B.   

d) B – C – D – A.   

e) D – A – C – B.   

5. (Uemg 2023) Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mapa “é a representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área planetária, delimitada por elementos físicos, ou políticos-administrativos”.

Em relação a sua finalidade, os mapas estão classificados em: 

a) Gerais, Topográficos, Especiais e Temáticos.    

b) Genéricos, Topográficos, Especiais e Temáticos.    

c) Gerais, Topográficos, Superficiais e Temáticos.    

d) Genéricos, Topográficos, Especiais e Demográficos.   

6. (Fmj 2023) A distância, por rodovia, entre Brasília e São Paulo é de 1 010 quilômetros. Essa distância em determinado mapa corresponde a 5 cm. Considerando esses dados, o mapa foi elaborado na escala de

a) 1 : 20200000.   

b) 1 : 33000000.   

c) 1 : 825000000.   

d) 1 : 2200000.   

e) 1 : 3300000.   

7. (Mackenzie 2023) Trajeto São Paulo — Rio Quente (Goiás)

Uma família paulistana pretende realizar uma viagem de carro com destino ao Rio Quente, município do Estado de Goiás. Considerando a distância linear no mapa ser de 9 cm e a escala indicada de 1: 8.500.000, quantos quilômetros, aproximadamente, essa família terá que percorrer?

a) 750 km.    

b) 850 km.    

c) 765 km.   

d) 76 km.    

e) 85 km.   

8. (Acafe 2023) Sobre o espaço geográfico e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), é CORRETO afirmar:

a) Atualmente, as informações espaciais são captadas e monitoradas por satélites e armazenadas, mapeadas e analisadas utilizando-se softwares e computadores. Todo este conjunto é chamado de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).   

b) A utilização de novas tecnologias de informação, como a informática e as telecomunicações, tornou obsoletos a análise espacial e o mapeamento geográfico.   

c) A Cartografia é um campo de estudos e representações de fenômenos geográficos, não mantendo contato com outras áreas do conhecimento, como a Matemática, a História e a Computação.   

d) O Geoprocessamento transforma mapas e plantas em informações computacionais por meio da utilização de tecnologias gráficas, que dispensam o sistema de coordenadas geográficas.   

9. (Pucgo Medicina 2023) No processo de representação do espaço geográfico em uma folha de papel ou, como é mais frequente atualmente, na tela do computador, a escala cartográfica é de fundamental importância. Ela permite indicar, dentro de certos limites, o fator de redução aplicado entre as distâncias no terreno e suas correspondentes no mapa. Entretanto, a depender da projeção cartográfica utilizada, essa correspondência pode ser alterada substancialmente.

Consideradas essas informações, marque a única alternativa que apresenta a projeção que menos afeta o desempenho da escala:

a) Projeção Azimutal, caracterizada pela centralidade em um dos polos; logo, pela manutenção das distâncias entre o polo considerado e qualquer ponto no mapa.   

b) Projeção de Peters, caracterizada pela preservação das áreas; logo, pela manutenção da proporção entre as distâncias nos mapas e suas correspondentes no terreno.   

c) Projeção de Mollweide, caracterizada pela equivalência; logo, pela manutenção da proporção das áreas, inclusive nas regiões laterais e polares.   

d) Projeção de Mercator, caracterizada pela preservação das formas; logo, pela manutenção da área representada.   

10. (Integrado - Medicina 2023) Ao elaborar um mapa, é necessário utilizar técnicas cartográficas para a representação gráfica do planeta em um plano de duas dimensões, as quais são denominadas de projeções cartográficas. Assim, é fundamental analisar que todo mapa apresenta alguma distorção sendo ideal para representar partes ou todo globo. Desta forma sobre a projeção representada na figura abaixo assinale o que for correto.

a) Trata-se da projeção cilíndrica de Mercator caracteriza-se por preservar as formas dos continentes com típica visão eurocêntrica, devido à maior distância dos paralelos nas médias e altas latitudes distorcendo os polos.   

b) Refere-se da projeção cônica onde mantém as dimensões territoriais exatamente na mesma proporção em que se encontram na realidade, porém distorcendo a forma dos territórios.   

c) É uma projeção cilíndrica de Peters e tem como característica principal os paralelos e meridianos se cruzam formando ângulos sinuosos, as duas projeções têm funcionalidade para a elaboração de mapas de navegação.   

d) A figura representa uma projeção plana, o qual tem como principal característica a distorção das áreas e formas do planisfério, ideal para a representação dos polos por apresentar distorções nas altas latitudes.   

e) É uma projeção azimutal, onde o globo é envolvido em um plano paralelo sob o globo, distorcendo as elevadas latitudes, por meio de paralelos concêntricos que encolhem as baixas latitudes.   

11. (Pucpr Medicina 2022) O retorno do Talibã ao poder no Afeganistão chamou a atenção do mundo ao expor o risco do retrocesso democrático no país. O Afeganistão tem uma localização estratégica no continente asiático, estando sob o foco tanto da Rússia como da China que irão exercer sua influência na região após a saída dos Estados Unidos. Neste contexto, torna-se importante compreender o papel geopolítico da região e conhecer aspectos geográficos do país.

Um professor de Geografia, ao abordar a situação do Afeganistão, aproveita a situação para também trabalhar o conceito de escala. O professor coloca no quadro em uma linha reta de 20 cm, a distância entre Brasília e Cabul, de aproximadamente 13.500 km e solicita a escala dessa representação, estando correta a alternativa

a) 1 : 6.500.000   

b) 1 : 67.500.000   

c) 1 : 670.000.000   

d) 1 : 6.700.000   

e) 1 : 670.000   

12. (Pucgo Medicina 2022) A escala cartográfica é um importante artifício matemático utilizado na representação do espaço geográfico. Ela permite, por exemplo, a representação do território brasileiro em uma folha de papel ou, como é mais comum atualmente, na tela de um computador, indicando a razão entre as dimensões no mapa e suas correspondentes no terreno.

Considerando um mapa na escala 1:36000000, em que os extremos Leste-Oeste e norte-sul do território brasileiro aparecem separados por 12 cm e 12,2 cm, respectivamente, assinale a única alternativa que apresenta a distância real entre os referidos extremos:

a) 432000000 cm e 4392000 m, respectivamente.   

b) 4320 km e 4392 hm, respectivamente.   

c) 432000 dam e 43920000 m, respectivamente.   

d) 43200000 dm e 43920 hm, respectivamente.   

13. (Uerj 2022) 

“O século XX foi, talvez, o mais violento da história mundial. A humanidade está em constante guerra consigo mesma e é perfeitamente capaz da destruição total. Esse é o material bruto para a minha arte”, diz o artista mexicano Enrique Chagoya. Em um mapa do mundo ladeado por figuras de esperança e de desespero e coberto por imagens militares e religiosas, assim como por estereótipos culturais, Chagoya ironiza os Estados Unidos enquanto superpotência e país defensor da autodeterminação democrática mundo afora.

Adaptado de HARMON, K. (Org.). The map as art. Nova York: Princeton Architectural Press, 2009.

Na obra do artista, identifica-se o uso de um recurso de representação do espaço similar à seguinte técnica:

a) projeção cartográfica   

b) sensoriamento remoto   

c) anamorfose geográfica   

d) levantamento planimétrico   

14. (Albert Einstein - Medicina 2022) Analise a projeção cartográfica.


Essa projeção cartográfica

a) conserva a forma dos continentes em detrimento das proporções.   

b) possui maiores distorções ao longo dos meridianos centrais.   

c) apresenta meridianos radiais que se originam de um único ponto nas latitudes médias.   

d) possui paralelos com intervalos crescentes do Equador aos polos.   

e) privilegia continentes em suas formas e áreas, realizando cortes nos espaços oceânicos.   

15. (Acafe 2022) Observe a imagem a seguir:


Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tipo de técnica cartográfica empregada no mapa acima.

a) Gráfico populacional   

b) Anamorfose geográfica   

c) Exagero vertical   

d) Mapa-múndi físico   

16. (Fmj 2022) Examine a planta baixa de uma moradia localizada no Hemisfério Norte.


Avaliar a melhor posição solar antes de comprar um imóvel é tão importante quanto escolher o bairro em que se irá morar. Devido ao movimento aparente do sol, a orientação solar muda de acordo com a posição do imóvel. Dessa forma, na planta apresentada, os quartos são mais iluminados e aquecidos, pois estão posicionados para a face

a) oeste.   

b) leste.   

c) norte.   

d) noroeste.   

e) sul.   

17. (Fcmscsp 2022) Os mapas temáticos são elaborados a partir de métodos que consideram as características e as formas de manifestação dos fenômenos. Assim, na construção de um mapa que apresente os recursos minerais e energéticos brasileiros, evidenciando sua variedade e sua distribuição, deverá ser empregado o método

a) quantitativo, sendo adequado utilizar uma gradação de cores.   

b) qualitativo, sendo adequado utilizar pontos com formas diferentes.   

c) ordenado, sendo adequado utilizar uma variação de tamanhos de uma mesma forma.   

d) anamórfico, sendo adequado utilizar a proporcionalidade entre as áreas.   

e) dinâmico, sendo adequado utilizar setas com diferentes larguras.   

18. (Upf 2022) Observe as cidades A e B na representação abaixo e as suas posições geográficas em relação ao perímetro de insolação solar, decorrentes da dinâmica de rotação da Terra.


Analise as afirmações a seguir sobre essas cidades.

I. Na cidade B, a noite está apenas começando.

II. Os moradores da cidade A preparam-se para as atividades do dia porque está amanhecendo.

III. O horário da cidade A está adiantado em relação ao horário da cidade B.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I.   

b) II.   

c) II e III.   

d) III.   

e) I e II.   

19. (Famerp 2022) Os processos florestais estão se tornando mais dinâmicos a cada dia, portanto, é necessário, de forma cada vez mais ágil e segura, obter informações determinantes para o correto, sustentável e devido manejo florestal. Com a técnica adequada, é possível ter informações concretas de áreas de grande extensão territorial, com características multiespectrais, com monitoramento frequente e a um custo infinitamente inferior aos processos presenciais. Ou seja, temos baixo custo, precisão, segurança e resultado, todos reunidos em um único processo.

(www.labgis.uerj.br. Adaptado.)

A técnica que cumpre com as intenções encontradas no excerto é

a) a coordenada geográfica.    

b) a simbologia gráfica.   

c) o sensoriamento remoto.    

d) o perfil topográfico.   

e) a anamorfose.   

20. (Fuvest 2022) A pandemia da COVID-19 acendeu o alerta sobre os impactos que a rápida disseminação de enfermidades produz em um mundo cada vez mais globalizado. Além disso, ressaltou a importância das pesquisas científicas na descoberta, tratamento e controle de doenças tropicais negligenciadas, muitas delas recorrentes em diferentes países do mundo. Os mapas a seguir indicam as taxas de incidência de doenças tropicais negligenciadas (total de casos por milhão de habitantes) e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos respectivos países.


Em relação à incidência de doenças tropicais negligenciadas, é correto afirmar:

a) Na África, é maior nos países com os maiores PIB per capita, em especial na região subsaariana. 

b) Na Ásia, é menor nos países com os menores PIB per capita, com destaque para Ásia Setentrional.   

c) Na América do Sul, é menor nos países da América Platina, com os menores PIB per capita da região.   

d) Na América do Norte, com elevado PIB per capita, a incidência é menor em comparação ao Oriente Médio.

e) Na Oceania, apesar do PIB per capita elevado, verifica-se alta incidência, com destaque para a Austrália.   

21. (Pucrs Medicina 2022) Um avião parte de um ponto sobre a linha do Equador ao meio-dia, deslocando-se sobre esta mesma linha e em sentido contrário ao da rotação terrestre. No instante em que atinge a maior velocidade, o sol está exatamente no ponto mais alto do céu. A partir deste momento, o avião voa a uma velocidade tal que, a cada uma hora, cruza 15 meridianos. Depois de 6 horas de voo com velocidade e altura constantes, o piloto informa sua longitude à torre de comando para preparação do pouso.

O voo ocorreu no dia __________.

a) do solstício de verão do hemisfério Sul   

b) do solstício de inverno do hemisfério Sul   

c) do equinócio de verão do hemisfério Sul   

d) do equinócio de primavera do hemisfério Sul   

22. (Uerj 2021) 



No mapa, a menor distância real que deve ser percorrida por um avião em um voo de Nova York para Madri está representada pela linha 1, e não pela linha 2.

Esse fato é explicado pela:

a) forma esferoidal do planeta   

b) força centrífuga da rotação   

c) intensidade magnética do polo   

d) instabilidade regional da atmosfera   

23. (Enem PPL 2021) O Google Earth permite obter imagens aéreas do terraço da sua casa, acompanhar com detalhes a trajetória de um furacão, a temível falha geológica de San Andreas, na Califórnia, ou até mesmo passear pelo Grand Canyon. A nova tecnologia levou a Organização Australiana para a Ciência Nuclear e a Tecnologia a pedir ao Google que censurasse as imagens, tal como já fez com fotos aéreas da Casa Branca, na capital americana. O diretor de operações do organismo australiano se mostrou preocupado, não tanto pelas informações disponíveis atualmente, mas sim pelo futuro de uma tecnologia que pode ir longe demais: “Para nós, parece ser importante saber até onde esta tecnologia pode levar”.

Disponível em: www5.estadao.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012.

O avanço das técnicas cartográficas trouxe como consequência um maior detalhamento das informações sobre o mundo. A restrição de alguns países ao amplo acesso a essas informações ocorre porque eles

a) tentam proteger as bases de dados patenteadas por algumas empresas nacionais, resguardando seus direitos econômicos.   

b) receiam divulgar suas riquezas nacionais, tornando-se alvos fáceis para a agenda de expansão e exploração das multinacionais.   

c) pretendem ocultar dados econômicos cartografados de natureza sigilosa, muito úteis nas negociações de acordos aduaneiros.   

d) temem ficar expostos a ataques de potenciais inimigos, pela exibição de sua geografia e de seus pontos militares e civis.   

e) almejam manter segredo sobre o potencial atômico que cada nação desenvolve em suas usinas nucleares, evitando sanções da ONU.   

24. (Pucrj 2021) 

Imagem de satélite feita à noite, em 2015, sobre o Extremo Oriente. Levando-se em consideração que o número 1 está sobre o Nordeste da República Popular da China e o número 3 está sobre o Mar Amarelo, o número 2 está sobre parte de uma península asiática onde se delimita um país chamado

a) Taiwan.   

b) Coreia do Norte.   

c) Cingapura.

d) Vietnã.  

25. (Ifpe 2020) Existem mapas que remontam ao ano 6.000 a. C. O primeiro mapa-múndi foi publicado em 1569, pelo belga Mercator, que utilizou uma projeção para representar a superfície esférica da Terra sobre uma superfície plana. Esse tipo de mapa é o mais comumente utilizado hoje e denomina-se planisfério.

O globo é a representação mais fiel da superfície terrestre, pois, apesar de não ser rico em detalhes, possui forma semelhante à da Terra. Todo bom mapa deve conter quatro elementos principais: título, escala, coordenadas geográficas e legenda. Eles asseguram a leitura e a interpretação precisas das informações.

O texto aborda informações acerca de uma importante área do conhecimento, fundamental para a Ciência Geográfica na representação do espaço geográfico. Essa área é a

a) astronomia.   

b) demografia.   

c) cartografia.   

d) geologia.   

e) pedologia.   

26. (Unisc 2016) Entre os diversos elementos que compõem um mapa, encontra-se a escala. Ela pode ser definida como a proporção existente entre as distâncias lineares representadas no “papel” e as existentes na superfície real. No caso das escalas numéricas, a representação é feita por meio de uma fração em que o numerador indica a distância medida no mapa enquanto o denominador informa a distância real. Partindo disso, assinale a alternativa cuja escala indica um maior detalhamento da área representada.


a) 1:10.000
b) 1:50.000
c) 1: 200.000
d) 1: 300.000
e) 1: 4.000.000
  

27. (Ufrgs 2016) Observe o mapa abaixo, com representação em curvas de nível.


Considere as afirmações sobre o relevo em que estão localizados os indivíduos A, B e C.

I. O indivíduo está sobre um relevo de cuesta com o front voltado para sudoeste.

II. O indivíduo está sobre um ponto mais íngreme da vertente, se comparado ao indivíduo C.

III. As formas de relevo assemelham-se quanto à altitude, porém diferenciam-se quanto à simetria.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.   

b) Apenas II.   

c) Apenas III.   

d) Apenas II e III.   

e) I, II e III.   

28. (Uerj 2016) Compare as imagens a seguir. Na Imagem 1, apresenta-se o desenho original do perfil de uma cabeça humana sobre uma representação possível do globo terrestre. Na Imagem 2, esse mesmo desenho é apresentado em um planisfério elaborado com a projeção cartográfica de Mercator, que é utilizada desde o período das grandes navegações.

Com base na comparação entre essas imagens, conclui-se que o território das Américas que tem a área mais ampliada com o uso da projeção de Mercator é:

a) Brasil   

b) México   

c) Argentina   

d) Groenlândia   

29. (IFSP 2016) Sobre Greenwich e os fusos horários, é correto o que se afirma em:

I. Os fusos horários estão estabelecidos no planeta com base em uma linha longitudinal de referência que é a do meridiano de Greenwich.

II. Ao todo são vinte e quatro fusos horários ao todo.

III. Ao todo são vinte e seis fusos horários ao todo.

IV. Greenwich é o meridiano que divide o globo terrestre em dois hemisférios: oriental e ocidental.

V. Greenwich é o meridiano que divide o globo terrestre em dois hemisférios: norte e sul.

VI. Greenwich é o nome de uma cidade que está localizada na Inglaterra e no meio do planeta.

 

a) Somente II, III e VI são corretas.   

b) Somente I, II e V são corretas.   

c) Somente I, III, IV e V são corretas.   

d) Somente II, IV e V são corretas.   

e) Somente I, II, IV e VI são corretas.   

30. (Upf 2016) O mapa múndi que se apresenta é uma anamorfose e está representado de modo que o tamanho dos países e continentes depende da quantidade de habitantes.



Sobre o que está apresentado, é correto afirmar que:

a) a Austrália, populosa, fica sub-representada, embora tenha uma grande extensão territorial.   

b) os países norte-americanos praticamente mantêm sua área original, pois possuem grandes populações.   

c) o continente africano parece muito menor, mostrando o quanto é pouco populoso.   

d) A Ásia tem a área ampliada, o que mostra que alguns países são muito populosos.   

e) A Europa Ocidental, por ser uma área pouco povoada, aparece com pouca expressão no mapa.   





Axact

Recomendamos

O espaço virtual do estudante!

Postar um comentário:

0 comentários: