1.
(Esa 2023) Após as primeiras expedições, os enviados da Coroa
portuguesa perceberam que não seria possível obter aqui [no Brasil] lucros
fáceis e imediatos.
(COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. p. 217)
Qual
foi o principal motivo que levou os colonizadores portugueses a entenderem que
a exploração da colônia na América do Sul não seria fácil?
a)
A incapacidade de utilizar a mão de obra indígena na nascente produção
agrícola do café.
b)
O alto custo do cativo africano que dificultava a utilização do trabalho
escravo em larga escala no plantio da cana-de-açúcar.
c)
A ação econômica e militar de nações europeias que não reconheciam o
Tratado de Tordesilhas assinado entre Portugal e Espanha.
d)
Os portugueses não encontraram jazidas de ouro como ocorrera em outras
regiões da América do Sul, especialmente em áreas exploradas pelos espanhóis.
e) A escassa população portuguesa que inviabilizava uma imigração em número suficiente para colonizar o Brasil.
2. (Unicamp 2023)
As
gravuras eram um importante e significativo meio de comunicação nas sociedades
europeias. Os ecos do Novo Mundo chegavam à Europa rapidamente pelas mãos
daqueles que nunca tinham pisado no continente recém-descoberto.
(Adaptado de TATSCH, Flavia Galli. A construção visual da América em gravuras: códigos de Percepção e suas transformações. In: III Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 03 a 06 de maio de 2011, Londrina – PR.)
A
partir da leitura da imagem e do texto acima – que versam, ambos, sobre a
construção visual, em gravuras, da América do início da Era Moderna –, é
correto afirmar que
a)
a gravura traz elementos greco-romanos para representar a descoberta do
Novo Mundo. Nela, o continente foi simbolizado pela paisagem típica da América
e pela presença de Américo Vespúcio.
b)
o código visual da gravura, produzido em um contexto medieval, traz o
encontro de Américo Vespúcio com as terras americanas, representado pelos
artefatos europeus, como, por exemplo, a rede.
c)
a gravura alude ao encontro entre Américo Vespúcio e a América,
representados, na imagem, pelo navegador e pela indígena nua. Essa
representação resultava dos relatos escritos sobre o Novo Mundo e da tradição
imagética europeia.
d) a gravura usa elementos visuais da cultura europeia para apresentar a Europa como detentora de civilidade e a América indígena, grotesca, armada e opositora aos domínios europeus.
3.
(Famema 2023) Por sua beleza, o girassol foi levado da América
hispânica pelos [...] espanhóis para a Europa no século XVI para ser cultivado
para fins ornamentais. Do Velho Mundo, é possível que a planta tenha sido
trazida para o Brasil antes do que se supõe. [...] Marinheiros portugueses,
durante suas idas e vindas pelo Atlântico, podem ter sido os protagonistas
acidentais de sua introdução no país. [...] Até os próprios holandeses não são
descartados como responsáveis por transpor a planta para o além-mar.
(Eduardo Geraque. “A flora do Brasil sob o olhar holandês”. Pesquisa Fapesp, maio de 2022.)
A
história do girassol sintetiza, em certa medida,
a)
a existência de um mesmo padrão de dominação econômica e social da
América pelos governos e metrópoles do antigo sistema colonial.
b)
a predominância cultural e tecnológica europeia sobre os povos
pré-colombianos e autóctones no antigo sistema colonial.
c)
a ausência de dominação política e social dos povos e dos Estados
europeus sobre a América no antigo sistema colonial.
d)
a irrelevância da cultura africana e asiática para o funcionamento e a
dinâmica do antigo sistema colonial.
e) a relação econômica e política entre países europeus e continentes no período do antigo sistema colonial.
4. (Fempar (Fepar) 2023) O império marítimo português começou a ser construído com a tomada de Ceuta (1415) e foi extinto com o reconhecimento da independência de Guiné, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique, em 1975.
A
respeito da montagem desse império marítimo nos séculos XV e XVI, assinale a
afirmativa correta.
a)
A tomada de Ceuta expressou inicialmente um espírito de Cruzada e uma
afirmação do expansionismo da dinastia de Avis em relação à Flandres e ao
Magreb.
b)
A exploração da costa atlântica africana, financiada por reis e
mercadores, visava chegar à origem do ouro comercializado por tuaregues e
berberes no norte da África.
c)
A conquista e colonização da ilha da Madeira serviu de laboratório para
o empreendimento colonizador, sobretudo com a produção de caravelas e insumos
náuticos.
d)
A disputa pelo controle dos mares asiáticos com os impérios islâmicos do
Egito e da Pérsia, resultou na obtenção do monopólio luso das rotas marítimas
do Índico, no século XVI.
e) A consolidou da hegemonia no Oceano Índico levou à criação do Estado da Índia, um conjunto de reinos submetidos ao poder político-religioso de Portugal.
5. (Pucpr Medicina 2023) Leia o texto abaixo.
Goa
já era muito próspera antes da chegada dos portugueses. As trocas comerciais
eram intensas, com a presença principalmente de hindus e muçulmanos. A partir
do final do século XV e, mais efetivamente, no decorrer dos séculos XVI e XVII,
os portugueses exploraram todo o subcontinente indiano, fazendo um levantamento
exaustivo dos seuspovos, tradições e reinos.
OLIVEIRA, Francisco Roque de. Os Portugueses e a Ásia Marítima, c. 1500 - c. 1640: contributo para uma leitura global da primeira expansão europeia no Oriente. 1ª Parte: os Mares da Ásia no início do século XVI. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografia y Ciencias Sociales. Universidad de Barcelona. Vol. VII, núm. 151, 2003, p. 7.
Com
base nos seus conhecimentos sobre a ocupação portuguesa da Ásia, assinale a
alternativa CORRETA.
I.
Com a conquista de três praças locais, os portugueses fundaram o chamado Estado
da Índia no século XVI.
II.
Os portugueses levaram à Ásia a religião cristã, com suas crenças e cultos,
imagens e visão de mundo.
III.
O contato das populações locais com os portugueses desestabilizou a relação
entre nativos e causou alta mortalidade.
IV.
Os portugueses não assimilaram costumes e tradições locais, em razão de sua
visão de superioridade racial.
a)
II e III.
b)
I, II e III.
c)
II, III e IV.
d)
II e IV.
e) Todas estão corretas.
6.
(Fcmscsp 2023) Antes de sua publicação em 1572, o poema Os
Lusíadas de Luís de Camões foi submetido à leitura e à censura de Frei
Bartolomeu Ferreira, membro da Santa Inquisição em Portugal.
Vi por mandado da Santa e Geral Inquisição esses
dez Cantos dos Lusíadas de Luís de Camões, dos valorosos feitos em armas que os
Portugueses fizeram em Ásia, e Europa, e não achei neles coisa alguma
escandalosa, nem contrária à fé e aos bons costumes [...]. O autor para
encarecer a dificuldade da navegação e entrada dos portugueses na Índia usa de
uma ficção dos Deuses dos Gentios. [...] Todavia, como isso é Poesia e
fingimento, o autor como poeta não pretende mais que ornar o efeito Poético,
não tivemos por inconveniente ver esta fábula dos Deuses na obra, conhecendo-a
por tal, e ficando sempre salva a verdade de nossa Santa fé, que todos os
deuses dos Gentios são Demônios.
(Luís de Camões. Os Lusíadas, 1572. Adaptado.)
As
observações do censor e o conteúdo do poema expõem
a)
o atraso histórico do reino português no continente europeu e a
irrelevância das descobertas ultramarinas para a economia europeia.
b)
a expansão dos limites geográficos da sociedade portuguesa e o projeto
de universalização de princípios religiosos predominantes na Europa.
c)
a natureza exclusivamente política das navegações portuguesas e a
associação dos Estados europeus no esforço expansionista.
d)
o compromisso histórico de Portugal com a preservação da liberdade dos
povos conquistados e a extinção da escravidão nas nações europeias.
e) a instalação de um regime democrático em Portugal e a divisão igualitária das colônias asiáticas entre as monarquias europeias.
7.
(Fcmscsp 2023) Observando a maneira como o poeta orna “o efeito
Poético”, conclui-se que o poema
a)
ressuscita os ritos do paganismo greco-romano no período de vigência da
arte barroca da Europa Ocidental.
b)
procura demonstrar a superioridade da literatura portuguesa sobre os
modelos de inspiração da Antiguidade.
c)
sintetiza o mundo clássico com o monoteísmo cristão de acordo com os
padrões culturais do Renascimento.
d) denuncia a ausência de liberdade de expressão nas monarquias absolutistas da Idade Moderna.
e) exalta o pacifismo dos portugueses como expressão da mentalidade do teocentrismo medieval.
8.
(Fuvest-Ete 2022) Mas, enfim, quanto à gênese do fenômeno da Expansão
Portuguesa, pensamos que, ao nível dos objetivos vitais-estruturais, foi
decisiva a satisfação da coesão nacional e da independência face à ameaça de
Castela. [...] Dificilmente poderia ter encontrado outra forma de crescimento e
desenvolvimento e, só crescendo, se poderia opor à anexação ou à iberização
plena.
SANTOS, João Marinho dos. A expansão pela espada e pela cruz. In: NOVAES, Adauto (org.) A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 147.
Segundo
o texto,
a)
as navegações portuguesas foram impulsionadas tanto pelo propósito de
encontrar um caminho exclusivamente marítimo para as índias como pelo objetivo
de selar alianças políticas e anexar Portugal a Castela.
b)
o reino de Castela lutava para se tornar independente de Portugal, que
monopolizou o comércio marítimo no Mediterrâneo no século XVI.
c)
a disputa entre Portugal e Castela iniciou-se com a expedição de Cabral,
em 1500, e resultou na assinatura do Tratado de Tordesilhas.
d)
as descobertas portuguesas no além-mar guardam relação direta com as
disputas políticas envolvendo os reinos ibéricos entre o final da Idade Média e
o início da Idade Moderna.
e) a expansão marítima portuguesa só foi possível devido à União Ibérica entre 1580 e 1640, resultado de uma crise sucessória no trono português.
9. (Pucpr Medicina 2022) Leia o trecho abaixo, extraído do poema Os Lusíadas, de Luiz de Camões, e assinale a alternativa CORRETA.
"E por mandado seu, buscando
andamos / A terra Oriental que o Indo rega; / Por ele, o mar remoto navegamos,
/ Que só dos feios focas se navega. / Mas já razão parece que saibamos, /Se
entre vós a verdade não se nega, / Quem sois, que terra é esta que habitais, /
Ou se tendes da Índia alguns sinais?"
CAMÕES, L., Os Lusíadas, Canto Primeiro, Estrofe 52. Disponível em https://www.gutenberg.org/files/3333/3333-h/3333-h.htm. Acesso em 11/09/2021.
O
poema épico de Luiz de Camões retrata as viagens
a)
à procura do caminho marítimo para as Índias pela esquadra comandada por
Pedro Álvares Cabral.
b)
para a comprovação da possibilidade de circunavegação do globo terrestre
pela esquadra liderada por Fernão de Magalhães.
c)
à procura do caminho marítimo para as Índias por parte da esquadra
comandada por Vasco da Gama.
d)
à procura do caminho marítimo para as Índias na expedição liderada por
Américo Vespúcio.
e) em busca pela esquadra de Dom Sebastião I, desaparecida após a Batalha de Alcácer-Quibir, e a reconquista do caminho marítimo para as Índias.
10.
(Unesp 2022) Depois do estabelecimento do caminho marítimo para
as Índias por Vasco da Gama em 1499, a Coroa portuguesa logo preparou nova
expedição, tendo como base as informações recolhidas pelo navegante. E essa era
mesmo a melhor saída para o pequenino reino português, que ficava justamente na
boca do Atlântico.
(Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2018.)
Além
do motivo apresentado no excerto, contribuíram para que Portugal se lançasse à
expansão marítima
a)
o interesse por colonizar o litoral africano e a disposição militar para
a reconquista ibérica.
b)
a aliança política e comercial com a Coroa de Castela e a posição
geográfica do país.
c)
a busca pelas especiarias da América e o desenvolvimento de uma
indústria bélica.
d)
o desenvolvimento de instrumentos náuticos e a articulação entre
interesses comerciais e religiosos.
e) a precoce unificação política e a necessidade de insumos para a nascente indústria têxtil.
11.
(Fuvest-Ete 2022) O advento da Modernidade nos séculos XV e XVI
associa-se
a)
à expansão ultramarina europeia e ao Renascimento.
b)
à revolução científica e ao declínio do catolicismo.
c)
ao Humanismo e ao Darwinismo Social.
d)
ao nascimento do capitalismo e à industrialização.
e)
à conquista da América e ao movimento indigenista
12.
(Famerp 2022) Guinéus e negros tomados pela força, outros
legitimamente adquiridos por contrato de compra foram trazidos ao reino, onde
em grande número se converteram à fé católica, o que esperamos progrida até a
conversão do povo ou ao menos de muitos mais. [...] Por isso nós, tudo pensando
com devida ponderação, por outras cartas nossas concedemos ao dito rei Afonso
[de Portugal] a plena e livre faculdade, entre outras, de invadir, conquistar,
subjugar quaisquer sarracenos e pagãos, inimigos de Cristo, suas terras e bens,
a todos reduzir à servidão e tudo aplicar em utilidade própria e dos seus
descendentes.
(Apud: Ynaê
Lopes dos Santos. História da África e do
Brasil afrodescendente, 2017.)
O excerto, extraído de uma bula emitida pelo Papa
Nicolau V em 1454, revela
a)
o interesse econômico da Igreja católica nos negócios do tráfico
atlântico de africanos escravizados.
b)
o repúdio da máxima autoridade da Igreja católica às formas de trabalho
servil e assalariado.
c)
a aliança político-militar entre o Papado e o reino de Portugal na
defesa da conquista europeia da África.
d)
o endosso oficial da Igreja católica à escravização de africanos, com a
finalidade de catequizá-los.
e) a tentativa de impedir a escravização dos nativos das colônias por meio do estímulo à escravização de africanos.
13.
(Fmj 2022) Os membros dum domínio senhorial podiam ter carne
todos os dias [...], a esposa [de um] próspero burguês podia usar açúcar da Sicília
não como medicamento, sua utilização normal, mas como substituto do mel para
adoçar. [...] De todos os produtos alimentares descobertos nas Américas antes
da introdução da batata, mais tardia, o milho foi o de maior procura; com a sua
introdução, [por volta] de 1500, começou a espalhar-se da Espanha para a
França, Itália, até aos Balcãs.
(John R. Hale. A Europa durante o Renascimento: 1480-1520, 1983.)
O
excerto descreve
a)
o desinteresse dos colonizadores pelos territórios coloniais desprovidos
de ouro.
b)
a impossibilidade do cultivo de espécies coloniais nos solos europeus.
c)
o estabelecimento de um sistema econômico de conexão intercontinental.
d)
o vínculo das economias industrializadas com os mercados de produtos
primários.
e) a aplicação de políticas econômicas favoráveis ao capitalismo europeu.
14. (Ufpr 2022) Considere o seguinte trecho de uma carta enviada pelo rei do Congo ao rei de Portugal em 1526:
Os
comerciantes estão sequestrando o nosso povo dia após dia – filhos deste país,
filhos de nossos nobres e vassalos, mesmo as pessoas de nossa própria família
[...]. Essa corrupção e depravação estão tão generalizadas que a nossa terra é
inteiramente despovoada. [...] Precisamos neste reino só de sacerdotes e
professores, e nenhuma mercadoria, a menos que seja vinho e farinha para o
santo sacramento [...]. É nosso desejo que este reino não seja um lugar para o
comércio ou transporte de escravos.
(MEREDITH, Martin. O Destino da África: cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios. Tradução Marlene Suano. Rio de Janeiro: Zahar, 2017, p. 122.)
Com
base no texto acima e nos conhecimentos acerca dos contatos entre sociedades
africanas e europeias no início da Idade Moderna, é correto afirmar que:
a)
o tráfico de pessoas escravizadas por parte de Portugal visava o
despovoamento do Reino do Congo como estratégia para uma futura colonização.
b)
a cristianização do Reino do Congo se deu através da presença militar e
da construção de feitorias portuguesas na costa africana.
c)
o Reino do Congo buscava, através da diplomacia, estabelecer suas
próprias leis para a regulação do tráfico de pessoas escravizadas.
d)
as influências políticas e culturais de Portugal eram recebidas com
hostilidade pelo Reino do Congo porque entravam em conflito com tradições
locais.
e) as tensões decorrentes do tráfico de pessoas escravizadas ocasionaram a Primeira Guerra Luso-Portuguesa.
15.
(Espcex (Aman) 2022) A participação portuguesa no
comércio europeu ganhou impulso no início do século XV, no contexto das grandes
navegações que se iniciaram nesse período. A primeira ação imperialista dos
portugueses, a partir da qual os súditos do rei Dom João I sentiram-se seguros
para iniciar seu avanço por “mares nunca dantes navegados” foi
a)
o descobrimento do Brasil.
b)
a ultrapassagem do Cabo da Boa Esperança.
c)
a chegada a Calcutá, nas Índias.
d)
a descoberta da América.
e) a tomada de Ceuta.
16.
(Pucgo Medicina 2022) Em março de 2019, o presidente do
México, Andrés Manuel López Obrador, solicitou ao rei Felipe VI, da Espanha,
que pedisse desculpas pelos abusos que as autoridades mexicanas consideraram
terem ocorrido na época da conquista espanhola. Com essa ação, segundo López
Obrador, pretendia-se “superar definitivamente as desavenças, os rancores, as
culpas e as censuras que a história colocou entre os povos da Espanha e do
México, sem ignorar nem omitir as ilegalidades e os crimes que os provocaram”.
O rei simplesmente lamentou e rejeitou o pedido.
(Disponível em: https:// https://brasil.elpais.com/internacional/2021-09-30/ex-presidente-espanhol-ridicularizapedido-de-perdao-de-lopez-obrador-por-genocidio-indigena-como-ele-se-chama.html. Acesso em: 29 out. 2021. Adaptado.)
Acerca
da conquista espanhola na região onde hoje localiza-se o território mexicano,
assinale a única alternativa correta:
a)
A conquista espanhola do Império Asteca foi rápida e violenta, matando
milhares de indígenas, devido à superioridade numérica dos conquistadores, à
boa estratégia militar e por meio das ameaças dos missionários aos povos que se
rebelassem contra Montezuma.
b)
A conquista espanhola do Império Mexicano foi violenta e eficaz porque
encontraram uma monarquia em rápida decadência, que sacrificava os povos
submetidos em suntuosas cerimônias religiosas e deixava os campos agrícolas
vazios.
c)
A conquista espanhola dos povos que habitavam o continente e as ilhas do
Caribe foi rápida e violenta devido às doenças trazidas da Europa, o que levou
as populações indígenas a aceitarem a escravização, ao invés de falecerem nas
selvas.
d) A conquista dos povos da Mesoamérica foi rápida e violenta, especialmente pela indução de medo nos povos nativos, pela boa estratégia de alianças e pela utilização eficiente da tecnologia militar.
17.
(Unicamp 2022) A rainha Nzinga (1624-1663), governante
seiscentista do Ndongo, um reino da África Central situado na atual Angola,
chegou ao poder graças à sua competência militar, à diplomacia bem sucedida, à
manipulação da religião e de conflitos entre potências europeias. Ela criou as
condições para a primeira sublevação popular mbundu contra a exploração
portuguesa ao atrair para sua causa os chefes que estavam sob influência
europeia. Depois conquistou o reino vizinho de Matamba e o governou por três
décadas junto com o que restou do poderoso reino Ndongo; desafiou treze
governadores portugueses que regeram Angola entre 1622 e 1633. Apesar de seus
feitos e o longo reinado, comparável ao de Elizabeth I (1503-1603) da
Inglaterra, ela foi desacreditada pelos contemporâneos europeus e por autores
posteriores.
(Adaptado de Linda Heywood, Nzinga de Angola: a rainha guerreira de África. Lisboa: Casa das Letras, 2017. p. 10-12; 82.)
Com
base no excerto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que a rainha Nzinga:
a)
Utilizou, como estratégias políticas para conter o avanço português em
seus territórios, a formação de alianças com reinos vizinhos (como Congo), a
exploração dos conflitos entre Portugal e Holanda e a interferência nas redes
do tráfico.
b)
Expulsou os portugueses de Angola e reconstruiu o reino do Ndongo em sua
extensão original através da política de distribuição de terras aos sobas que
aceitaram a sua legitimidade no trono.
c)
Aboliu o tráfico atlântico de escravizados, apesar da oposição de missionários
e comerciantes portugueses que viviam em Luanda, e perseguiu os sobas
envolvidos com o comércio.
d)
Enfrentou um mundo onde o imaginário monárquico e o ideário político
eram hegemonicamente masculinos e, assim como a Rainha Elizabeth I, não teve sucesso
político e militar.
18.
(Enem PPL 2021) Alguns escravos morreram em consequência da
violência essencial à sua captura na África, muitos outros nas jornadas entre
os lugares que habitavam no interior e os portos dos oceanos Atlântico e Índico,
ou enquanto aguardavam o embarque, muito mais ainda no mar, outros nos mercados
de escravos brasileiros, e mais ainda durante o processo de ajustamento físico
e mental ao sistema escravista no Brasil.
CONRAD, R. E. Tumbeiros: o
tráfico de escravos para o Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.
As
formas de violência relacionadas ao tráfico negreiro no Brasil colonial
destacadas no texto derivam da
a)
intensificação do expansionismo ultramarino.
b)
exploração das atividades indígenas.
c)
supressão da catequese jesuítica.
d)
extinção dos contratos comerciais.
e) contração da economia ibérica.
19.
(Unicamp 2021) Segundos os historiadores, pela primeira vez, uma
potência europeia desenvolveu um projeto planetário que abrangia quatro
continentes, a fim de assentar as pretensões universais da monarquia. Para
isso, os juristas espanhóis invocaram a noção de extensão geográfica sem
precedentes de suas possessões. Com a monarquia católica surgiram a primeira
economia mundial e um regime capitalista e comercial intercontinental.
(Adaptado de Serge Gruzinski, “Babel no século XVI. A mundialização e Globalização das Línguas”, em Eddy Stols, Iris Kantor, Werner Thomas e Júnia Furtado (orgs.), Um Mundo sobre Papel. São Paulo/Belo Horizonte: EDUSP/Editora UFMG, 2014, p. 385.)
Com
base no texto do historiador Serge Gruzinski sobre as monarquias católicas,
assinale a alternativa correta.
a)
A noção de monarquia católica inclui Portugal, Espanha e Inglaterra, que
colocaram em marcha um processo de expansão marítima planetário, calcado no
trabalho assalariado dos indígenas.
b)
O projeto planetário da monarquia católica calcava-se na memória do
Império Romano, sendo que Roma ambicionou estabelecer seu aparato burocrático
ágil e repressivo nos quatro continentes.
c)
O projeto planetário da monarquia católica fundava-se em um corpo
jurídico criado com argumentos teológicos, em uma burocracia exercida a
distância e no trabalho compulsório.
d) A monarquia católica expandiu seu projeto comercial baseado em estamentos feudais nos moldes das capitanias hereditárias implementadas na América, na África e na Ásia.
20. (Fuvest 2020) A representação cartográfica a seguir refere‐se à viagem de circunavegação, iniciada em Sanlúcar de Barrameda, na Andaluzia, em 20 de setembro de 1519, e comandada pelo português Fernão de Magalhães, a serviço da monarquia da Espanha. A despeito da repercussão da viagem para o desenvolvimento dos conhecimentos náuticos e para a exploração do Oceano Pacífico, Battista Agnese foi um dos poucos cartógrafos a registrar a empreitada de Magalhães.
A
representação cartográfica de Battista Agnese
a)
revelava a permanência das técnicas e sentidos simbólicos da cosmografia
medieval, que orientaram os navegadores ibéricos na época da expansão
ultramarina.
b)
estava vinculada aos dogmas cristãos e procurava conciliar o registro da
viagem de Fernão de Magalhães com a perspectiva de Terra Plana ainda presente
entre letrados cristãos.
c)
estava baseada nos relatos dos navegadores, no acúmulo de conhecimentos
acerca das rotas marítimas e em estimativas de distâncias a partir de cálculos
matemáticos e da planificação do globo terrestre.
d)
apresentava o Oceano Pacífico em suas reais dimensões de acordo com o
entendimento de Fernão de Magalhães e de Cristóvão Colombo e em desacordo com
as perspectivas cristãs.
e) estava assentada nos conhecimentos e detalhamentos geográficos bíblicos e nas formulações cosmológicas de Ptolomeu, fundamentais para o sucesso da viagem de Fernão de Magalhães.
21. (Fmp 2020) Em 1514, o rei português D. Manuel seguiu com uma grandiosa embaixada rumo ao Vaticano para encontrar-se com o Papa Leão X.
Músicos abriam a segunda parte do desfile, preparando a multidão para as
grandes sensações: um elefante (animal que Roma não via desde os tempos do
império romano) coberto por um grande tapete oriental, sobre o qual repousava
um cofre artisticamente trabalhado, contendo o pontifical que D. Manuel
oferecia a Leão X; uma onça domesticada, deitada sobre um cavalo da Pérsia; e
dois leopardos, carregados em gaiolas douradas. Não fora possível apresentar o
rinoceronte, morto durante a viagem (mas depois empalhado), assim como os
carregamentos de pimenta malagueta, cravo, canela e gengibre, caras especiarias
transportadas em uma nau que naufragara.
AMADO, J. e FIGUEIREDO, L. C. O Brasil no Império Português. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001, p. 8.
A descrição da comitiva de D. Manuel
confirma a consolidação dos domínios portugueses sobre o(a)
a)
comércio da região mediterrânica
b)
percurso africano para a Ásia
c)
exploração do leste asiático
d)
tráfico de produtos norte-americanos
e) rota comercial das Antilhas
22.
(Enem 2019) A ocasião fez o ladrão: Francis Drake travava sua
guerra de pirataria contra a Espanha papista quando roubou as tropas de mulas
que levavam o ouro do Peru para o Panamá. Graças à cumplicidade da rainha
Elizabeth I, ele reincide e saqueia as costas do Chile e do Peru antes de
regressar pelo Oceano Pacífico, e depois pelo Índico. Ora, em Ternate ele
oferece sua proteção a um sultão revoltado com os portugueses; assim nasce o
primeiro entreposto inglês ultramarino.
FERRO, M. História das colonizações. Das colonizações às independências.
Séculos XIII a XX. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
A
tática adotada pela Inglaterra do século XVI, conforme citada no texto, foi o
meio encontrado para
a)
restabelecer o crescimento da economia mercantil.
b)
conquistar as riquezas dos territórios americanos.
c)
legalizar a ocupação de possessões ibéricas.
d)
ganhar a adesão das potências europeias.
e) fortalecer as rotas do comércio marítimo.
23.
(Upf 2019) No final do século XV, Espanha e Portugal foram os
primeiros países europeus a promoverem a expansão marítima europeia, chamada
também de as Grandes Navegações. As razões desse pioneirismo estão relacionadas
a)
à enorme quantidade de capitais acumulados nesses dois países através do
renascimento comercial no século XIV.
b)
ao processo de fortalecimento da burguesia comercial que estava ocupando
o poder tanto na Espanha quanto em Portugal.
c)
ao desenvolvimento industrial dos dois países, que os forçou a buscar
novos mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima.
d)
ao espírito aventureiro de portugueses e espanhóis desenvolvido durante
a Guerra de Reconquista contra os mouros.
e) à centralização monárquica e ao fato de a nobreza desses dois países estar fortalecida, ao contrário de outras nobrezas europeias, conseguindo, assim, financiar o projeto de expansão marítima.
24. (Pucrj 2016) Sobre a
conquista espanhola da América nos séculos XV e XVI, assinale a
afirmativa CORRETA.
a) Da conquista participaram soldados,
clérigos, cronistas, marinheiros, artesãos e aventureiros, motivados pelo
desejo de encontrar riquezas como o ouro e a prata e também de expandir a fé católica
expulsando os muçulmanos da América.
b) O ano de 1492 foi crucial não só pela
chegada de Colombo à América, como também pela conclusão da unidade da
monarquia espanhola levada adiante pelos reis católicos com a conquista de
Granada, último reduto muçulmano na península.
c) Hernán Cortés conquistou facilmente o
império Asteca, na região do alto Peru, à época governado por Montezuma, com
quem se aliou para derrotar outros povos indígenas que resistiram à dominação
espanhola.
d) Desde o início da conquista, os indígenas
contaram com a proteção da Igreja católica que os reconhecia como seres humanos
que possuíam alma e, portanto, não deveriam ser subjugados.
e) O Império Inca, no México, foi conquistado por Francisco Pizarro, que enfrentou uma longa resistência dos exércitos indígenas, militarmente superiores e profundos conhecedores do território em que viviam.
25. (Upf 2016) Luís Vaz de
Camões, um dos maiores nomes do Renascimento Cultural português, imortalizou,
em sua principal obra, a viagem de Vasco da Gama às Índias.
(CAMÕES. Os Lusíadas. Verso 19)
Assinale a alternativa que apresenta corretamente elementos
relativos à participação de Portugal na expansão marítima europeia nos séculos
XV e XVI.
a) O total apoio da Igreja Católica, desde a
aclamação do primeiro rei português, visando à expansão econômica e religiosa
que a expansão marítima iria concretizar.
b) Para o grupo mercantil, a expansão marítima
era comercial e aumentava os negócios, superando a crise do século XV; para o
Estado, trazia maiores rendas; para a nobreza, trazia cargos e pensões; e, para
a Igreja Católica, representava maior cristianização dos "povos
bárbaros".
c) O pioneirismo português se deveu mais ao
atraso dos seus rivais, envolvidos em disputas dinásticas, do que a fatores
próprios do processo histórico, econômico, político e social de
Portugal.
d) A expansão marítima, embora contasse com o
apoio entusiasmado do grupo mercantil, recebeu o combate dos proprietários
agrícolas, para quem os dispêndios com o comércio eram
perdulários.
e) A burguesia, ao liderar a arraia-miúda na Revolução de Avis, conseguiu manter a independência de Portugal, centralizou o poder e impôs ao Estado o seu interesse específico na expansão.
26. (Puccamp 2016) Para responder à questão a seguir, considere o texto abaixo.
(...) os mitos e o imaginário fantástico
medieval não foram subitamente subtraídos da mentalidade coletiva europeia
durante o século XVI. (...) Conforme Laura de Mello e Sousa, “parece lícito
considerar que, conhecido o Índico e desmitificado o seu universo fantástico, o
Atlântico passará a ocupar papel análogo no imaginário do europeu
quatrocentista”.
(VILARDAGA, José Carlos. Lastros
de viagem: expectativas, projeções e descobertas portuguesas no Índico
(1498-1554). São Paulo: Annablume, 2010, p. 197)
O imaginário que
povoou as crenças dos viajantes no contexto da expansão marítima europeia
pressupunha a
a) presença de perigos mortais advindos de
forças sobrenaturais no então denominado Mar Sangrento ou Vermelho em função do
número de tragédias que ocorriam durante sua travessia.
b) certeza de que o chamado Mar Oceano se
conectava ao Pacífico, por meio de uma passagem que posteriormente seria
nomeada como Estreito de Gibraltar.
c) existência de monstros marinhos, ondas
gigantescas e outros tipos de ameaça no chamado Mar Tenebroso, como era
conhecido o Atlântico.
d) dúvida em relação à possibilidade de
circunavegação da terra, pois a primeira volta completa ao mundo só ocorreu no
final do século XVI, quando Colombo prosseguiu em sua busca de uma rota para as
Índias.
e) necessidade de que em toda expedição houvesse um padre e um grande crucifixo, artifícios que impediriam qualquer ameaça durante a travessia, inclusive epidemias como o escorbuto, causadas pela falta de higiene.
27. (Ifsul 2015) Gutenberg
inventou a imprensa de tipos móveis em 1438. A tecnologia já era conhecida na
China, mas os tipos móveis chineses não suportavam o uso por longo tempo e mal
retinham a tinta de impressão. Gutenberg aperfeiçoou os blocos de impressão e
desenvolveu novos modelos feitos de metal.
(Baseado em texto da revista Aventuras na História Grandes Guerras – A Era Medieval, novembro de 2005, p. 53).
Ao inventar a imprensa de tipos móveis, uma revolução cultural foi possibilitada por Gutenberg. Com ela, a cultura pôde se difundir de forma inovadora numa Europa encantada com as transformações que ocorriam no campo político, econômico e cultural. Sobre essas transformações, é correto afirmar que
a) a burguesia estava tomando o poder político
através do ideário iluminista e de diversas revoluções, entre as quais se
destaca a francesa e usando o Estado, então burguês, para apoiar o início do
processo de industrialização europeia.
b) o espírito contestador e individualista
passou a marcar a mentalidade europeia, estimulado pela incerteza de uma
sociedade que via as grandes navegações colocarem abaixo verdades construídas
e, em muitos casos, impostas pela Igreja Católica.
c) a imprensa de Gutenberg, ao imprimir a
Bíblia de Lutero, impulsionou um processo de renovação da Igreja Católica que,
no Concílio de Trento, tratou de confirmar as transformações religiosas
propostas pelos protestantes e estimular a cultura laica que ganhava adeptos
mesmo entre os membros do clero europeu.
d) os reis absolutistas da época, preocupados com o teor crítico de pensadores como Thomas Hobbes e Maquiavel, trataram de reformular a sua forma de governo, mantendo o autoritarismo, mas disfarçando-o com medidas iluministas no que ficou conhecido como despotismo esclarecido.
28. (Col. Naval 2014) A União
Ibérica foi um importante estímulo à expansão territorial portuguesa sobre o
território que legalmente pertencia à Espanha, segundo o Tratado de
Tordesilhas. Com isso, aconteceram vários conflitos entre os dois países e
foram necessários alguns tratados de limites para que as novas fronteiras se
definissem. Sobre os tratados de limites que definiram o território brasileiro,
pode-se afirmar que:
a) o Tratado de Lisboa foi assinado entre Portugal
e Espanha e restabeleceu os limites territoriais existentes à época do Tratado
de Tordesilhas.
b) o Tratado de Madri, assinado entre Portugal e
Espanha, usando o princípio da restauração, restabeleceu as fronteiras
existentes antes da União ibérica.
c) com o Tratado do Santo Ildefonso, Portugal
recebeu o domínio dos Sete Povos das Missões, o que provocou a chamada Guerra
Guaranítica.
d) o Tratado de Methuen, assinado entre Portugal e
Inglaterra, definiu as fronteiras ao norte do Brasil, e a Guiana ficou sob
domínio inglês.
e) o Tratado de Badajoz foi o último a ser assinado e praticamente definiu os limites territoriais brasileiros. A única alteração, desde aquela época, foi a anexação do Acre.
29. (Uepa 2014) As crenças de
navegadores portugueses e espanhóis dos séculos XV e XVI, inspiradas na
teologia medieval, de que o Paraíso estava ao alcance dos homens, embora em lugar ainda desconhecido, estimularam as viagens de
“descobertas” que incorporaram o Novo Mundo ao espaço geográfico das
terras conhecidas pelos europeus. As pistas desta mentalidade estão em obras
filosóficas e literárias da Antiguidade Greco-Romana e de autores humanistas,
além de novelas de cavalaria. O conteúdo destas obras fazia parte do patrimônio
intelectual europeu de fins da Idade Média e forneceu o quadro mental a partir
do qual foram escritas as obras de viajantes europeus que vieram à América no século XVI. A busca do paraíso
terrestre, quando da expansão marítima europeia voltada para a descoberta de
novas rotas de comércio com o Oriente, significou:
a) a ruptura entre a mentalidade medieval e aquela
do Renascimento.
b) a permanência de elementos da mentalidade
medieval no período inicial do Renascimento.
c) a confirmação dos relatos bíblicos, que podiam
ser constatados com as navegações.
d) a correspondência entre as crenças europeias e
os mitos indígenas do Novo Mundo.
e) o uso da justificativa religiosa para o financiamento das navegações pelas Coroas Ibéricas.
30. (Uepa 2014) A assim chamada
"Diáspora Africana", em direção a vários pontos do continente
americano, ocorreu a partir do século XV, com o estabelecimento de entrepostos
comerciais europeus, inicialmente ao longo da costa ocidental africana. As
trocas comerciais ocorriam, nestes entrepostos, entre europeus, chefes tribais
e representantes de reinos do interior do continente. Entre os “produtos”
comercializados, como ouro, tecidos, armas de fogo, dentre outros, estavam
homens e mulheres escravizados em guerras tribais ou em conquistas militares de
reinos africanos. A motivação econômica europeia pelo comércio de seres humanos
reduzidos à escravidão se baseava principalmente no(a):
a) dinamização econômica das colônias americanas,
condição básica para o desenvolvimento industrial das metrópoles.
b) abastecimento de mão de obra aos proprietários
de grandes propriedades rurais monocultoras nas colônias americanas.
c) necessidade de produzir a acumulação primitiva
de capital que alimentasse a engrenagem econômica mercantilista.
d) crença da supremacia racial europeia frente aos
povos de outros continentes, que poderiam ser reduzidos à mera condição de mão
de obra.
e) inserção da população escravizada, trazida para o Novo Mundo, no mercado consumidor colonial, abastecido pelos manufaturados metropolitanos.
31. (Unesp 2014) Ó mar salgado, quanto
do teu sal
(Fernando Pessoa. Mar
Português. Obra poética, 1960. Adaptado.)
Entre outros aspectos da expansão
marítima portuguesa a partir do século XV, o poema menciona
a) o sucesso da empreitada, que transformou
Portugal na principal potência europeia por quatro séculos.
b) o reconhecimento do papel determinante da Coroa
no estímulo às navegações e no apoio financeiro aos familiares dos navegadores.
c) a crença religiosa como principal motor das
navegações, o que justifica o reconhecimento da grandeza da alma dos
portugueses.
d) a percepção das perdas e dos ganhos individuais
e coletivos provocados pelas navegações e pelos riscos que elas comportavam.
e) a dificuldade dos navegadores de reconhecer as diferenças entre os oceanos, que os levou a confundir a América com as Índias.
32. (Uea 2014) Tendo saído do Quito em
1541, Francisco de Orellana e seus companheiros foram avisados de que, águas
abaixo, no grande rio, se achavam amazonas. Foi aparentemente depois de
atravessar a foz do Madeira, que deram em cheio com a “boa terra e senhorio das
amazonas”, assim chamada pelo cronista da viagem, o dominicano Frei Gaspar de
Carvajal. Essa bondade da terra não impediu que uma tremenda refrega saudasse
ali aos homens de Orellana. A fúria com que se viram acometidos, explica-a o
frade, de algumas mulheres a pelejar diante de todos os índios, como se foram
seus capitães. Ao descrever aquelas mulheres, diz o dominicano que eram
membrudas, de grande estatura e brancas; andavam nuas com as vergonhas tapadas.
(HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do Paraíso, 1977. Adaptado.)
A expedição comandada por Francisco de
Orellana alcançou a foz do rio Amazonas. Na descrição da viagem feita pelo frade
Gaspar de Carvajal percebe-se
a) uma conquista das tribos da floresta pelos
guerreiros espanhóis, que evitavam, a qualquer custo, o uso de armas de fogo.
b) uma rejeição dos mitos das sociedades indígenas
do Novo Mundo, considerados, pelos conquistadores, meras superstições.
c) uma propagação de imagens extraordinárias da
floresta, fato que ampliava a expectativa europeia de encontrar riquezas
fabulosas na região.
d) uma visão negativa do grande rio e da floresta,
considerados locais sombrios e temerários, de que os europeus deviam se
afastar.
e) uma aceitação, pelos sacerdotes cristãos, do
paganismo que caracterizava a religiosidade nas sociedades indígenas da grande
floresta.
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